Tecnologia

A estreita relação entre tecnologia e empreendedorismo

dezembro 17, 2018
Tempo de leitura 3 min

Tecnologia e empreendedorismo sempre andaram juntos — e quando o segundo não acompanha a primeira, o negócio fica para trás. Pense no caso de Thomas Edison. Além de inventor da lâmpada, do fonógrafo e da câmera de filme, ele ficou famoso por desenvolver técnicas de produção em massa e comercialização que permitiram que seus inventos chegassem a mais pessoas. Já grandes empresas, como Blockbuster e Kodak, foram à falência por não terem acompanhado mudanças tecnológicas.

Neste texto, vamos explorar melhor a relação entre tecnologia e empreendedorismo e como um ajuda o outro.

O papel da tecnologia no desenvolvimento de projetos

Todo negócio de sucesso exige planejamento e metas de longo prazo. As tarefas envolvidas em um negócio são muitas: adquirir matéria-prima, fazer ordens de compra, contratar e remunerar funcionários, cuidar do marketing e vendas, administrar o estoque, pagar impostos e muito mais. Felizmente, ferramentas estão disponíveis no mercado para ajudar em todas essas tarefas e também para acelerar o desenvolvimento de ideias e projetos.

Com a ajuda de alguns programas de computador, por exemplo, é possível:

  • identificar mercados e clientes para determinado produto ou serviço;
  • descobrir demandas de consumidores;
  • definir metas de vendas e receita e descobrir quantas unidades de certo produto é preciso vender para obter lucro;
  • testar a viabilidade de produtos por meio de anúncios;
  • redigir planos de negócios e contatar potenciais investidores.

A tecnologia e o empreendedorismo de sucesso

Conhecer bem uma tecnologia pode fazer com que uma pessoa se torne um empreendedor de sucesso. Imagine o caso de alguém que seja especialista em edição de vídeos. Ele pode se tornar vlogueiro (ou YouTuber) e ganhar dinheiro com sua habilidade. Já alguém que domina a arte de fazer planilhas e gráficos no Microsoft Excel pode montar um curso online e vendê-lo, ou criar sua própria plataforma de aprendizado. Craques em SEO e redes sociais estão sempre buscando formas de “monetizar” com seus conhecimentos.

A tecnologia também permite, hoje, ao profissional, comunicar-se com as mais diversas áreas. Serviços de contabilidade online, produção de apresentações, consulta a livros e revistas especializados: com apenas alguns cliques, é possível ter acesso a todo tipo de ferramenta. Não é possível saber tudo, mas é preciso aprender a aprender: praticamente qualquer problema pode ter sua solução encontrada rapidamente. O negócio que não souber se adaptar a esse mundo multidisciplinar vai ficar para trás.

A importância de se manter atualizado

Conhecer bem sobre tecnologia é fundamental para se tornar um empreendedor de sucesso. Uma ideia de negócio que parece promissora pode estar ultrapassada se o profissional não tiver cuidado. A importância da atualização cresce a cada dia por causa da aceleração das mudanças tecnológicas. O DVD e o pen drive, que pareciam grandes novidades, foram rapidamente descartados com a popularização do streaming e da computação em nuvem. Ao mesmo tempo, novas ferramentas e práticas surgem a todo momento e podem melhorar a produtividade e a eficiência das equipes.

A relação entre tecnologia e empreendedorismo é próxima e ganha cada vez mais importância. As ferramentas certas podem ajudar a produzir mais, cortar custos, superar a concorrência, e, principalmente, oferecer aos clientes o que eles precisam.

Este artigo foi interessante para você? Então, assine grátis a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas em vendas, pensamento estratégico, produtividade, marketing e muito mais!

Sem comentários

Deixe um comentário