Empreendedorismo

[MATERIAL RICO: GUIA RÁPIDO] Sou empreendedor! E agora, o que não posso deixar de fazer?

dezembro 18, 2018
Tempo de leitura 3 min

Índice

Introdução

3 coisas que nenhum empreendedor deve deixar de fazer

1. Ter clareza sobre metas e objetivos

2. Desenvolver redes de contato estratégicas

3. Fortalecer seu poder de persuasão

Conclusão

Introdução

Então, você finalmente pode dizer: sou empreendedor! Agora, é dono de uma pequena empresa e quer desenvolver o seu negócio. Pois saiba que veio ao lugar certo!

Neste guia, você vai conhecer algumas dicas breves e indispensáveis para alcançar o sucesso com sua empresa. Nossas orientações bem práticas vão ajudar a conquistar mais clientes, aumentar seu faturamento, cortar custos e colocar sua equipe no caminho do crescimento.

Todo empreendedor deve desenvolver estratégias e aperfeiçoar constantemente suas habilidades. Ao baixar e ler este guia, você se prepara para ficar à frente da sua concorrência. Boa leitura!

3 coisas que nenhum empreendedor deve deixar de fazer

1. Ter clareza sobre metas e objetivos

Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. A falta de clareza sobre metas leva à constante troca de prioridades e a desperdícios de tempo e dinheiro.

Pense, por exemplo, em uma campanha de vendas para o Natal. Qual o objetivo da empresa, em termos de receita ou de número de unidades vendidas?

O mesmo deve valer para todas as atividades do negócio. Se um representante vai fazer uma viagem, por exemplo, qual o objetivo dela? Como saber se um plano ou esforço foi bem-sucedido?

Empreendedores de sucesso definem objetivos (com prazos e números) e, assim, sabem o que deu certo e o que deve ser corrigido ou descartado.

2. Desenvolver redes de contato estratégicas

Bons empreendedores estão sempre cultivando novos contatos. Mark Zuckerberg, o famoso fundador do Facebook, contou com a ajuda de colegas de faculdade milionários como primeiros investidores.

Mas você não precisa frequentar Harvard para ajudar seu negócio a crescer. Comparecer a eventos da sua indústria, como feiras comerciais, e trocar cartões de visita sempre ajuda a conhecer e desenvolver relacionamentos com novos clientes, fornecedores e outros parceiros.

3. Fortalecer seu poder de persuasão

Para empreender não basta saber administrar. É preciso estar sempre vendendo. E para persuadir, devemos ter clareza sobre nossa mensagem.

Seja para convencer um funcionário talentoso a se juntar à sua equipe ou mostrar a um investidor que vale a pena apostar na sua ideia, bons empreendedores estão sempre trabalhando nas suas habilidades de persuasão. Algumas dicas incluem:

  • saber ouvir e entender as necessidades do seu interlocutor;
  • conhecer bem o que você tem a oferecer;
  • vender não as características do seu produto e serviço, mas, sim, mostrar como elas resolvem ou atendem às necessidades do cliente.

Conclusão

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Empreender requer saber correr riscos ao mesmo tempo em que se segue uma direção clara. É preciso definir objetivos e as estratégias para alcançá-los, enquanto se mantém uma certa flexibilidade para resolver problemas e encontrar soluções criativas.

Um bom empreendedor domina também o lado humano dos negócios, cultivando e mantendo relacionamentos com clientes, fornecedores e funcionários que permitam que todos os envolvidos cresçam e se desenvolvam.

Com as dicas deste e-book, você poderá dizer com confiança: “sou empreendedor”. E de sucesso!

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