Empreendedorismo

Saiba o que é intraempreendedorismo e como adaptá-lo em sua empresa!

dezembro 17, 2018
Tempo de leitura 3 min

Com o aumento cada vez mais intenso da concorrência em todos os mercados, a sua empresa precisa dos mecanismos adequados para sair na frente. O segredo para o sucesso está na sua própria equipe. Você sabe o que é intraempreendedorismo?

A ideia envolve incentivar o espírito de empreendedor em cada funcionário da sua empresa. Ao plantar essa semente, há grandes chances de o seu negócio poder aproveitar oportunidades cada vez melhores em seu mercado.

Os benefícios estão ao alcance apenas de quem realmente se dedica a implementar um espaço propício para o intraempreendedorismo. A seguir, você conhecerá melhor o que é o termo e como adotar essa ideia da forma correta. Confira!

O que é intraempreendedorismo?

O termo intraempreendedorismo se refere à prática de funcionários de uma empresa se enxergarem como donos dela, indo além do que é considerado esperado de seus cargos para ajudar o negócio a captar mais oportunidades valiosas para se desenvolver.

Um colaborador com características de intraempreendedorismo é altamente valorizado no mercado de trabalho, já que é capaz de sempre trazer novas ideias, entender os riscos, ter paixão pelo que faz e encontrar oportunidades até então desconhecidas.

Um dos pontos mais decisivos do sucesso de uma iniciativa de intraempreendedorismo está em flexibilizar os processos. Como o intuito é empoderar colaboradores de diversos níveis, é essencial que eles tenham a estrutura adequada para contribuir.

Quais as características desejáveis no intraempreendedorismo?

Procura e aproveitamento das oportunidades

O grande benefício do intraempreendedorismo está em proporcionar novas oportunidades vantajosas para a empresa. Portanto, é desejável que os profissionais saibam identificar o que isso significa no contexto dos objetivos do seu negócio.

Maturidade para lidar com riscos

Inovar é algo que traz riscos. Portanto, quem souber lidar bem com eles tem grande potencial para conduzir o intraempreendedorismo dentro da sua empresa. Afinal, não basta apenas apostar em várias ideias ousadas sem calcular adequadamente as chances de sucesso de cada uma delas.

Perfil de executor de planos nato

Somente planejar não é o bastante quando o assunto é intraempreendedorismo. Um colaborador com potencial para agregar valor nesse contexto precisa ser um executor nato, capaz de colocar em prática o que até então estava no campo das ideias. Isso proporciona mais experiência, algo decisivo para o êxito de futuras ações.

Alta flexibilidade

O sucesso do intraempreendedorismo não vem apenas de apostar nas melhores ideias logo de início. Muito dele também vem de saber modificar a iniciativa original, baseando-se em mudanças e demais necessidades que surgirem no meio do caminho. Você precisa de colaboradores flexíveis que saibam se adaptar.

Como incentivar o intraempreendedorismo na empresa?

Já ficou claro o quanto a prática pode ser vantajosa para o desenvolvimento da sua empresa, certo? No entanto, ela não funcionará se você não criar um ambiente propício.

O intraempreendedorismo precisa ser criado organicamente no seu negócio. É preciso abrir mão da rigidez e de processos que impeçam a inovação. Afinal, funcionários de diversos níveis devem se sentir estimulados a sugerir mudanças e opinar em relação aos rumos da empresa.

Ao mesmo tempo, é algo que requer uma mudança na maneira como o processo de contratação é feito. A equipe responsável por entrevistas e demais testes precisa levar em conta as características de alguém focado em intraempreendedorismo para que seja possível trazer os colaboradores adequados.

A medida tem o potencial de ser o motor da inovação em sua empresa, bastando implementar essa ideia da forma adequada. Lembre-se sempre de ter uma comunicação aberta e transparente com a sua equipe para que as expectativas e possibilidades fiquem bem claras. Boa sorte!

Agora que você já sabe o que é intraempreendedorismo, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais para mais gente aprender sobre o assunto.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário