Marketing

5 fantásticas dicas de marketing para pequenas empresas

dezembro 17, 2018
Tempo de leitura 3 min

Está difícil melhorar os seus resultados? O tamanho do negócio não tem que ser um impedimento para o seu sucesso. É por isso que você precisa de boas dicas de marketing para pequenas empresas.

O meio do marketing oferece diversas oportunidades bastante vantajosas para negócios de todos os tamanhos, mas isso também representa um desafio: é preciso saber como utilizar as ferramentas certas para atingir seus objetivos.

Independentemente do tamanho da sua empresa, é possível usar os meios adequados de marketing para alcançar o público certo para você. Isso requer seguir alguns passos na ordem certa para obter bons resultados.

Veja 5 fantásticas dicas de marketing para pequenas empresas:

1. Tenha KPIs claros

Sempre que o assunto envolve dicas de marketing para pequenas empresas, é muito importante se lembrar da definição de objetivos claros e mensuráveis. Não basta querer “aumentar as vendas”, é preciso especificar em quanto e durante qual período.

Essa é a ideia por trás de um KPI, sigla que significa Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho. Em síntese, é um número que representa o quanto você progrediu em relação ao seu objetivo.

2. Defina os seus canais de atuação

O marketing tem diversos canais disponíveis para ajudar a sua empresa a transmitir a mensagem dela. Tanto o meio offline quanto o online têm mecanismos que estão à sua disposição, só que essa escolha precisa fazer sentido com a imagem da sua marca e a audiência dela.

Por exemplo, optar por uma revista é uma forma de atingir em cheio a audiência dela. Se esse público tem identificação com a sua marca, trata-se de uma ótima opção para a sua estratégia.

3. Entenda o perfil do seu público-alvo

Se a sua estratégia não consegue dialogar com o público da sua marca, então, há algo de muito errado nela. Somente inicie o seu planejamento após entender muito bem as características e necessidades dos clientes que você pretende atingir.

Afinal, a sua publicidade precisa agregar valor às vidas dessas pessoas. A melhor forma de fazer isso é conhecendo o perfil delas e adaptando a sua mensagem para atendê-las.

4. Monitore seus concorrentes

A estratégia de marketing da sua empresa também precisa considerar as ações dos seus concorrentes. É muito importante observar o que eles estão fazendo para poder se preparar e não se surpreender negativamente.

Para isso, crie o hábito de monitorar quais peças publicitárias esses concorrentes estão veiculando, verificar como costuma ser a postura deles ao interagir com o público e procurar entender quais são os seus objetivos.

5. Faça um planejamento de marketing

Nenhuma iniciativa tem como dar certo sem que receba o devido planejamento antes. Uma das dicas de marketing para pequenas empresas que podemos passar é dedicar um tempo a elaborar a estratégia da sua campanha antes de começá-la de fato.

Para isso, leve em consideração tudo o que você aprendeu nos passos anteriores para poder alcançar os seus objetivos. Não deixe nada para o acaso, senão, será muito difícil obter bons resultados.

Baseando-se nessas dicas de marketing para pequenas empresas, você já tem tudo de que precisa para começar a planejar as suas ações. Lembre-se de que a sua abordagem precisa estar em constante evolução, aproveitando tendências e novidades do mercado a seu favor.

Quer ajuda? Entre em contato conosco pelo site!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário