Marketing

Como montar um plano de negócio eficaz em 2019?

novembro 14, 2018
montar um plano de negócio
Tempo de leitura 4 min

Para ter sucesso frente ao mercado é preciso trabalhar com foco, planejamento e uma estratégia bem definida. Sem esses fatores, as chances de a empresa prosperar diminuem de forma expressiva. Para evitar que isso aconteça, é essencial criar um plano de negócios.

O plano de negócios é um documento que descreve o planejamento da organização de forma completa. Abrange áreas que vão da missão aos objetivos financeiros, passando pelas ações de marketing às métricas de vendas, além de todas as outras informações que viabilizarão a empresa.

Neste artigo, vamos mostrar como montar um plano de negócio e destacar alguns itens que não podem faltar no documento, como planejamento financeiro, análise de mercado, definição de modelo de negócio, planejamento de marketing e planejamento operacional. Acompanhe!

Etapas do plano de negócio

Para você montar um plano de negócio, é crucial que siga algumas etapas. A seguir, mostramos as principais. Acompanhe!

Análise de mercado

Essa é uma das principais etapas do seu plano. Afinal, antes de tudo, é indispensável fazer uma profunda análise do mercado em que seu negócio estará inserido. Dessa forma, é fundamental conhecer quem são seus concorrentes, o público que pretende atender e a região em que sua empresa estará estabelecida.

Uma estratégia que deve ser abordada para estudo de mercado é a análise SWOT ou, no Brasil, conhecida como FOFA que identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e deve ser a base do planejamento estratégico de uma organização.

Planejamento de marketing

Também é preciso ter em mente que o seu negócio precisa ser divulgado. Para isso, o planejamento de marketing apresentará as principais ações para promover seus produtos e serviços junto aos potenciais consumidores. Hoje, com a internet, é essencial pensar na metodologia inbound e marketing digital. Assim, muitas dessas ações passarão por sites, blogs e redes sociais.

Planejamento financeiro

As finanças são uma espécie de espinha dorsal do negócio. Por isso, é essencial que você se planeje em relação aos recursos para viabilizar a empresa. Nesse quesito, você deverá estar atento ao valor total para o negócio rodar e também deverá ter atenção à particularidades como o fluxo de caixa e o capital de giro.

Planejamento operacional

O planejamento operacional está focado em cuidar de todos os processos da empresa. Isso significa detalhar, por exemplo, aquilo que será executado pelos funcionários, de forma que os objetivos e as metas sejam conquistadas. A área operacional é, em outras palavras, crucial para indicar o caminho que será percorrido, eliminando erros e otimizando as ações do negócio como um todo.

Definição de um modelo de negócios

Para que o seu plano de negócio saia da melhor forma possível e você consiga enxergar como a sua empresa estará posicionada no mercado, você pode contar com o método Business Model Canvas, que trouxe uma nova visão de como os empreendedores podem criar valor para os seus produtos e serviços.

A metodologia, também chamada de “Quadro de Modelo de Negócios”, parece um simples diagrama, mas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico e deve abordar quatro tópicos principais sobre o mercado e a organização: infraestrutura (atividades desempenhadas e recursos), proposta de valor (produtos ou serviços oferecidos), clientes (público-alvo, persona, canais de relacionamentos) e finanças (custos e receitas).

O modelo pode ser impresso e afixado, a fim de que todos os responsáveis pela empresa tenham fácil acesso e possam discutir e analisar os tópicos propostos.

Analise o plano antes de tomar qualquer decisão

Por fim, é essencial que o plano de negócios sirva como um documento base que será seu guia no dia a dia do negócio. É importante utilizar o plano de maneira estratégica e não apenas como registro de informações.

Obviamente, as coisas não serão exatamente como você colocar no papel, mas um plano será imprescindível para você entender, acompanhar e analisar o que está acontecendo nos cenários interno e externo e isso significa estar mais preparado para ter mais competitividade no mercado.

O que achou dessas ideias para montar um plano de negócio em 2019? Conforme mostramos no texto, esse documento pode ser o que faltava para você ter um novo ano de conquistas e realizações. Se você curtiu este conteúdo, também aproveite para curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossas divulgações.

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder Sheila Pereira novembro 16, 2018 at 12:55 pm

    Obrigada pelas dicas

    • Empreenda Revista
      Responder Empreenda Revista novembro 19, 2018 at 4:49 pm

      Sheila, nós que agradecemos!

    Deixe um comentário